A terceirização dos processos de negócio tornou-se uma necessidade empresarial, porque as empresas estão enfrentando a cada dia um mercado globalizado e extremamente competitivo. Com isso, o foco nas atividades-fim é mandatório.
Entretanto, a administração da empresa precisa ter certeza de que as informações contábeis, financeiras e gerenciais estão sendo geradas tempestivamente com a melhor qualidade possível segundo as circunstâncias pelo terceirizador.
Escolha parceiros estabelecidos. Busque informações sobre a empresa para o seu primeiro contato. Consulte as principais mídias sociais e pesquise sobre a história da empresa, sua Missão, Visão e Valores.
Observe-os. Faça reuniões e perceba se os profissionais têm experiência em terceirização. Verifique se o terceirizador conhece todas as dimensões que movem uma organização, tais como: pessoas e cultura empresarial, processos, infraestrutura, agentes externos, etc.
Um processo de terceirização precisa respeitar a cultura da empresa, mapear os processos de informação, identificar as funcionalidades dos sistemas (integrados?), evitar que um mesmo trabalho seja feito por mais de um funcionário, e os controles internos vigentes, que são fundamentais para a obtenção de informações contábeis, fiscais, financeiras e folha de pagamento confiáveis.
Compradores devem estar atentos às vantagens tecnológicas e processos de negócio seguros, para que saibam pedir aos seus terceirizadores por tais serviços antes que estes desenhem e estruturem todo o projeto de terceirização, que redunde em serviço “padrão” sem qualquer incremento e segurança no tratamento da informação. Definir planos e prazos de transição.
Procure identificar qual a tecnologia que o terceirizador vai usar no desenho de da solução: se o sistema (ERP) é conhecido no mercado, pesquise na internet, identifique, se a sua empresa pode usar parte de módulos do sistema – financeiro, por exemplo – tendo a informação dentro de casa a tempo e a hora.
Defina claramente os resultados desejados na parceria de terceirização e como serão medidos. Considere as dinâmicas de relacionamento de longo termo definindo claramente os resultados desejados e como serão medidos
Estabeleça boas linhas de comunicação. Existem diversos problemas que podem causar confusão, como: barreiras linguísticas, diferenças no tempo, ambientes cultural e econômico diferentes. É crucial que ambas as partes se entendam.
Trabalhe com, não imponha. Uma vez que você faz terceirização o seu provedor é parte da sua companhia; então trate desta forma. Dê a eles um senso de ‘dominância’ sobre suas tarefas.
Uma empresa preocupada deve aprender a incentivar, insistir e persistir. Ela também deve aprender a escutar os conselhos de seus consultores e, dentro de seus recursos, promover a inclusão de melhorias como parte das suas metas corporativas, doravante
Esteja certo de receber pelo o que você pagou. Não necessariamente o mais barato.